Genealogia dos instrumentos de reproduçao técnica no século XIX

Os instrumentos de reproduçao técnica no século XIX, compreendem toda uma maquinaria que consolidou a ciência enquanto principal agenciamento de enunciação da verdade no século XIX. Isso, pois tais equipamentos permitiram, aos poucos eliminar aspectos subjetivos e individuais na mensuração dos fenômenos, direcionando a ciência cada vez mais às práticas quantitativas. No caso da fisiologia, enquanto ciência que antecede imediatamente a psicologia experimental científica, um instrumento de crucial importância foi o quimógrafo. Utilizado inicialmente para medir a pressão sangínea, sua função generalizou-se para diversos outros processos fisiológicos servindo também para registrar variações na resposta muscular de organismos. O que torna o quimógrafo uma experiência revolucionária, é que ele possibilita o registro temporal das respostas fisiológicas do organismo vivo, sejam elas contrações musculares ou o pulsar da corrente sanguínea, de modo a correlacioná-las. Diferentes processos fisiológicos passam a ser estudados em correlação, o que permite não somente a descrição do organismo enquanto conjunção de sistemas e processos, mas a própria experimentação com organismos vivos em pleno funcionamento.

Alguns artifícios tecnológicos são fundamentais para a invenção do quimógrafo. Por mais que ele introduza inovações fundamentais para o campo da fisiologia e mesmo da física, não se trata senão da junções de tecnologias anteriores a ele.

1- a engrenagem: mais antigo recurso de mobilizaçao de energia mecânica. Utilizada em moinhos,  relógios mecânicos, carruagens, armas medievais.  A engrenagem também é utilizada nos dispositivos elétricos, sobretudo quando a geração de energia elétrica depende de conservação de energia mecância… A manivela, recurso também antigo, amplamente desenvolvido na Idade Média, foi associada a engrenagens e a geradores, produzindo um mecanismo de geração de energia elétrica. Os primeiros quimógrafos eram movidos a geradores acionados por manivela, tal como os primeiros cinematógrafos.

2-motor elétrico

3- o tambor com bobina de papel , com um mecanismo rotatório elétrico

4-princípio de tradução de um evento mecânico a um registro gráfico (relação temporal espacializada (gráfico: tempoXquantidade)… princípio já utilizado pelo cronógrafo…

Ilustração principal do livro das máquinas de Ramelli. O leitor rotatório, precursor da idéia de hipertexto, ou seja da atividade de ler vários textos simultaneamente

Ilustraçao das engrenagens de Ramelli

Engrenagens de Ramelli

Tambor ou bobina utilizada para o registro gráfico das informações dos cronógrafos e quimógrafos

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Genealogia dos instrumentos de reproduçao técnica no século XIX

  1. Mr WordPress disse:

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

Deixe um comentário